PERSONALIDADES DO ESPORTE

sexta-feira, 19 de junho de 2009

GILDO Fernandes de Oliveira

* CEARÁ SPORTING CLUB (Foto), Com "Gildo", CAMPEÃO CEARENSE DE 1961.
GILDO FERNANDES DE OLIVEIRA - MAIOR ÍDOLOS ALVINEGROS - CEARÁ SC
* HOMENAGEM ao maior craque da história do futebol cearense e do Ceará Sporting Club - GILDO FERNANDES DE OLIVEIRA.
* Com ele, o "Vovô" saiu de uma fila de 7 anos sem conquistas estaduais conseguindo o tri-campeonato de 1961, 1962, 1963 - levando também a artilharia de 61 (15) e 63 (16) -, o título de 1971 e o Campeonato do Nordeste de 1969, vencendo o Remo de virada depois de estar perdendo por 2x0; Gildo marcando o último gol.

* Em 1962 o atacante foi fundamental na conquista do terceiro lugar da Seleção Cearense válido pelo Campeonato Brasileiro de Seleções.

* GILDO Fernandes de Oliveira, MAIOR ÍDOLO Alvinegro:
Gildo Fernandes de Oliveira, o Gildo, é apontado pelos próprios torcedores como o maior ídolo que o Ceará teve em 95 anos. A prova mais marcante para Gildo Fernandes de Oliveira, de que ele era realmente amado pela torcida do Ceará veio há tempos. Depois de uma década defendendo o clube do coração, o atacante não teve o contrato renovado, em 1971, e foi parar no Calouros do Ar. No ano seguinte, ele enfrentou o Vovô, em um torneio amistoso. Na oportunidade, Gildo foi ovacionado pela torcida alvinegra toda vez que tocava na bola. "Aquilo foi uma honra para mim", relembra.

Escolhido como o maior jogador da história do Ceará na votação da Seleção de Todos os Tempos do clube, realizada pelo jornal O Povo, Gildo se sentiu gratificado com a lembrança dos torcedores. "Fico feliz porque os elogios não mudaram com o passar do tempo. Até hoje tenho papos agradáveis com pessoas da época e até com gente que nem me viu jogar". O ex-jogador aproveitou para elogiar o time. "Esse aí é um timaço. Fica difícil perder", brinca.

O torcedor que viveu durante os anos 60 compreende bem a importância de Gildo para a história do Ceará. O atacante participou da campanha do Tricampeonato (1961/1963), além dos títulos do Norte-Nordeste de 1969 e do Estadual de 1971. "Dia desses um torcedor me mostrou um áudio dos gols da virada na decisão contra o Remo, em 69. Eu me emocionei", conta.

O atacante pode ainda se orgulhar de ter sido o artilheiro dos campeonatos de 61 e 63. Foram muitas as atuações memoráveis de Gildo. A mais importante delas, no entanto, ele credita a uma falha adversária. Aconteceu no primeiro jogo da decisão do Estadual de 71. O jogo caminhava para um empate sem gols, quando o goleiro Cícero, do Fortaleza, bateu um tiro-de-meta na cabeça de Gildo. A bola surpreendentemente voltou para as redes tricolores, definindo a vitória do Ceará por 1 a 0. Nas duas partidas seguintes, as equipes empataram e o título ficou com o Vovô. "Com a força do impacto eu caí no chão e até hoje nunca vi aquele gol", relata.

LG

2 comentários: